Tempo de leitura: 3 minutos
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO EMPREGADO
Avaliação de desempenho do empregado: Avaliar cada pessoa da organização é importante porque interessa à sua administração poder contar com uma força de trabalho bem treinada e produtiva, que esteja à altura dos desafios encontrados no dia a dia do mercado. Somente a avaliação individual pode mapear os pontos fortes e os pontos fracos da pessoa, evidenciando:
- A melhoria da produtividade;
- O potencial de desenvolvimento dos empregados;
- A necessidade de mais treinamento em uma ou mais atividades;
- A adequação do indivíduo ao cargo e a possibilidade de aproveitá-lo em outro cargo ou em outras dependências;
- Uma eventual readaptação em face de um novo problema;
- A necessidade de incentivo salarial, promoções ou dispensas.
Para obter dados mensuráveis que permitam a comparação entre períodos, convém utilizar indicadores de desempenho e negociar metas a serem atingidas pelo empregado.
A sistemática mais utilizada é aquela em que o supervisor entrega ao empregado um formulário (ou, no caso de avaliação online, lhe passa o link e a senha para acesso) com as instruções para ser preenchido e pede-lhe que faça a sua autoavaliação.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO GRUPO
A avaliação de desempenho em grupo, além de mostrar a importância do trabalho conjunto, permite que o gestor verifique a efetividade do fluxo interno do processo produtivo e a participação de cada um no produto ou serviço final. Todas as pessoas do grupo têm aqui o seu desempenho apreciado. A média dessas avaliações apresentará a avaliação de desempenho do grupo.
A sistemática usual é aquela em que o supervisor do grupo se reúne com todos os membros e mostra-lhe como proceder, recomendando que a avaliação seja feita por comparação, isto é, cada colega é comparado com os demais, devendo o conceito atribuído refletir essa visão do empregado-avaliador; sendo que o empregado-avaliador não deve se identificar no documento, mantendo o seu sigilo. Após, o supervisor distribui entre o grupo um formulário com a avaliação (ou, no caso de avaliação online, lhe passa o link e a senha para acesso).
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SETOR
Entende-se por setor um conjunto de grupos de trabalho.
Recomenda-se a seguinte sistemática: o gerente do setor se reúne com os supervisores dos grupos já avaliados pelos seus componentes, entrega-lhes um formulário (ou, no caso de avaliação online, lhe passa o link e a senha para acesso) para que procedam à avaliação de cada grupo do setor, recomendando que a mesma seja feita por comparação, considerando a contribuição de cada um, bem como a qualidade, os prazos e os custos envolvidos.
Pode ocorrer que, em um mesmo setor, existam grupos mais importantes do que outros, dada a sua contribuição para o processo produtivo da organização. Nesse caso, recomenda-se atribuir previamente pesos a cada um deles, mantendo-os sempre que o ciclo de avaliação seja reiniciado.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO DEPARTAMENTO
Aqui se avaliam todos os setores que compõem o departamento. O conjunto das avaliações dos setores constitui a avaliação do departamento. A sistemática é a mesma utilizada na avaliação dos setores.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO
Aqui se avaliam todos os departamentos que compõem a organização. O conjunto das avaliações dos departamentos constitui a avaliação da organização, a qual pode servir de eficiente instrumento de marketing. A sistemática é a mesma utilizada na avaliação dos departamentos.