Como fazer a Avaliação de Desempenho um sucesso?

Tempo de leitura: 3 minutos

4.4 (88.57%) 7 votes

avaliacao-de-desempenho

A Avaliação de Desempenho é um processo pelo qual qualquer funcionário, independente do salário ou nível de atuação, pode avaliar a si, a empresa e o seu superior ou subordinados.

É o momento em que é possível salientar frustrações e pontos que precisam de melhorias. Como esta ferramenta não apresenta resultados quantitativos, apenas qualitativos, existem algumas variáveis que podem influenciar na resposta do avaliado. Um deles é o clima organizacional.

O clima dentro da empresa pode afetar a motivação, o desempenho e a satisfação no trabalho, podendo depender das condições econômicas, da cultura organizacional, das oportunidades de participação pessoal, do significado do trabalho, da escolha da equipe, do estilo de liderança, da avaliação e remuneração da equipe, entre muitos outros fatores.

Os motivos abaixo podem fazer com que os colaboradores desacreditem da avaliação de desempenho ou a desdenhem, tendo em vista que não respeitam a empresa e poderá comprometer o sucesso de seu processo:

  • Falta de abertura para inovação

Empresas que fazem com que os colaboradores “estacionem” criativamente, não dão espaço para projetos inovadores e não apostam no estímulo dos talentos – incentivando a ida a workshops, palestras ou cursos- ;ou empresas que prezam apenas por aqueles que estão mais acima na pirâmide, como vendedores, criam um clima organizacional desequilibrado, incentivando a competitividade e desgosto entre os funcionários.

Os colaboradores acreditam que jamais receberão retorno e que suas carreiras correm o risco de estarem estagnadas na organização. Todo o conhecimento que adquiriram não é levado em consideração e eles são considerados apenas replicadores de tarefas. Funcionários que se sentem assim não acreditarão que a avaliação trará benefícios e talvez, inclusive, se neguem a fazer.

  • Ausência de transparência

Gestores que não criam um clima de transparência na equipe e abertura para reuniões honestas, em que todos podem se expressar livremente, provavelmente enfrentarão problemas na hora da avaliação de desempenho. É possível que seus funcionários estejam irritados e respondam as perguntas ou de maneira evasiva e desinteressada, com medo da falta de transparência na comunicação e o que isso poderia lhes custar; ou de maneira rancorosa e emotiva, desabafando tudo que gostariam de ter dito anteriormente.

Se a avaliação não for considerada um espaço para que o colaborador sinta-se livre para dizer o que pensa, ela nunca trará resultados positivos.

  • Chefia incompetente

É comum lidar com chefes que subiram aos seus postos por diversos motivos, menos pelo talento. Isso faz com que a sua equipe acabe não lhe dando muita credibilidade, o que pode afetar diretamente os resultados da avaliação. Uma equipe que não respeita as decisões ou atitudes do chefe não levará a avaliação de desempenho a sério e poderá considerar uma perda de tempo, tendo em vista que desconsidera inclusive seu chefe.

Empresas sem planos de carreira e que promovem funcionários com base em fatores indiferentes à competência nunca conseguirão aplicar com sucesso a avaliação de desempenho. Os demais funcionários podem perceber a desigualdade existente e irão desfazer o processo, acreditando que a organização seguirá valorizando as pessoas pelos motivos errados, por isso, trate com atenção essas questões que seu processo de avaliação será muito benéfico para sua empresa

Leia também: “7 preciosas dicas para engajar os colaboradores na Avaliação De Desempenho