Avaliação de KPIs (Key Performance Indicators)

Tempo de leitura: 1 minuto

5 (100%) 1 vote

Indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KPIs, ajudam uma organização a definir e medir os progressos obtidos em suas ações e servem pra acompanhar e identificar se as entregas realizadas pelos colaboradores de sua organização estão atendendo aos objetivos propostos.

KPIs são “meios de comunicação”, pois permitem que os gestores de uma organização comuniquem aos seus liderados se os processos são eficientes e como está seu desempenho no decorrer de um período determinado.

Geralmente eles são estabelecidos a longo prazo, mas também podem possuir um acompanhamento semestral, trimestral ou até mesmo mensal. É importante que os indicadores chave de desempenho além de refletirem os objetivos da empresa e estarem alinhados com sua visão, sejam mensuráveis e para isso deve-se estabelecer uma forma de medir sua evolução.

Há diferentes categorias de indicadores, como indicadores qualitativos, quantitativos, indicadores de processo, indicadores financeiros, etc.   Identificando o que é indispensável para o alcance dos objetivos e com os KPIs definidos, o gestor e sua equipe terão embasamento para traçar os planos de ação para o atingimento de suas metas.

Como as metas e os indicadores podem mudar com a alteração dos objetivos da organização pode-se haver uma etapa de “revisão” de KPIs.

Algumas definições:

Objetivos: O que deve ser alcançado

Metas: Qual o nível de desempenho será necessário / Onde queremos ir

Indicadores: Como chegaremos / de que forma será feito

“O que não é medido não pode ser gerenciado” (Peter Drucker)