Tempo de leitura: 1 minuto
Avaliação de Desempenho 360 graus consta em um modelo de avaliação funcional, onde o funcionário é avaliado por uma série de avaliadores, tais como a chefia imediata, os colegas de trabalho, os subordinados e até os clientes da empresa.
Ou seja, compreende a utilização de feedback envolvendo todas as pessoas que se encontram no entorno do avaliado — subordinados, pares e superiores. Algumas vezes, a pessoa avaliada escolhe os avaliadores, sujeitos à aprovação de um gestor, com o entendimento de que as avaliações produzidas serão confidenciais, por exemplo, os formulários preenchidos (ou a inserção da avaliação em um sistema online) podem não conter o nome do avaliador e os resultados podem ser consolidados para cada nível.
A avaliação 360 graus fornece uma imagem mais completa dos pontos fortes e fracos dos funcionários e, muitas vezes, capta qualidades que outros métodos ignoram. Por exemplo, um funcionário pode ter um relacionamento complicado com seu supervisor, mas ser muito bem visto por seus pares e subordinados. A abordagem pode levar a ganhos significativos, muitas vezes motivando os funcionários a melhorar suas notas. Por outro lado, os funcionários podem mostrar-se indispostos para ser rígidos com seus colegas, levando a certa uniformidade das classificações.
Em geral, este tipo de avaliação tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de comportamentos e habilidades demandados pela empresa. Neste sentido, o avaliador deve ter uma visão sistêmica da rede, de como funciona a comunicação interna, o clima de cooperação ou competitividade e se certificar de que as pessoas envolvidas na avaliação foram preparadas para tal e têm como objetivo contribuir para o crescimento da empresa e das pessoas avaliadas, contaminação com sentimentos consequentes de problemas pessoais que não foram bem resolvidos.