Avaliação de Desempenho 180 graus

Tempo de leitura: 1 minuto

5 (100%) 2 vote[s]

A Avaliação de Desempenho 180º é uma ferramenta que tem como foco a gestão estratégica de pessoas, onde o avaliado é analisado somente pelos seus superiores, ou seja, permite que o gestor realize uma avaliação de cada membro da sua equipe, tendo por base as metas que lhe foram determinadas durante o período.

Trata-se de um modelo intermediário da Avaliação de Desempenho denominado 180º, no qual não ocorre a avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e da chefia imediata. Além disso, o trabalhador também pode realizar sua autoavaliação.

Este tipo de Avaliação de Desempenho fornece orientação, aconselhamento, informação, equipamentos, metas, objetivos e cobra resultados, enquanto o subordinado fornece desempenho e resultados e cobra recursos do gerente.

Com a Avaliação 180º, o subordinado e seu superior têm uma variedade de funcionalidades em sua avaliação e autoavaliação, podendo contar com o auxílio de gráficos, consenso prático e PDI, de forma que o desenvolvimento do colaborador ganha nova direção, enquanto os relatórios para os Recursos Humanos e os diretores passam a ser mais completos e fidedignos.